Por que o futebol ainda é ″o jogo bonito″

O futebol, ou ‘soccer’ como é conhecido em algumas partes do mundo, incluindo os EUA, Canadá, África do Sul, Austrália, bem como várias partes da Ásia, é o esporte mais praticado no mundo. Ao contrário de muitos outros esportes, onde as pessoas só são introduzidas na escola ou na faculdade, o futebol é jogado por meninos e meninas a partir dos dois ou três anos de idade. O jogo é jogado nas ruas das grandes cidades, em conjuntos habitacionais e guetos, em pequenas aldeias e regiões remotas e em todos os lugares intermediários.

O futebol é o mais instintivo de todos os esportes, tornando-o facilmente acessível, para prever em sites on-line e apostas esportivas e, claro, fácil de aprender por praticamente qualquer pessoa. O princípio básico é bastante simples, forme uma equipe e trabalhe em conjunto para fazer a bola atravessar o campo de jogo e entrar na rede adversária para marcar um gol. A equipe com mais gols no final do tempo estipulado, vence!

Além disso, o futebol é mais do que apenas um esporte. Ensina crianças e jovens a trabalharem juntos para um objetivo comum, algo que pode ser usado em todos os aspectos da vida do indivíduo dentro e fora do jogo. Ensina disciplina e camaradagem. Ajuda a evitar que as crianças que crescem em bairros difíceis ou pobres se voltem para uma vida de crime ou violência. O futebol mantém a mente e o corpo em forma e afiados e ajuda a desenvolver habilidades de resolução de problemas e uma certa quantidade de iniciativa também.

O jogo de futebol nunca diminuiu em popularidade ao longo dos tempos, o que em si é bastante notável. O jogo continua sendo o jogo do povo e já foi chamado de “o jogo bonito” por um homem chamado Edson Arantes do Nascimento. Embora esse nome seja bastante complicado, talvez você o conheça melhor como Pelé, considerado por escritores de futebol, jogadores e torcedores o maior jogador de futebol de todos os tempos. Uma lenda viva, Pelé jogou como atacante de seu país natal, o Brasil, e combinou poder no chute, com precisão e uma incrível capacidade de prever o que outros jogadores fariam em campo, marcando 1.281 gols de cair o queixo durante sua carreira, mais de qualquer outra pessoa na história.

De onde vem a palavra ‘futebol’?

Como a maioria dos torcedores chama o jogo de ‘futebol’, é preciso se perguntar de onde vem a palavra ‘soccer’ que algumas nações usam para se referir ao mesmo jogo. Curiosamente, a palavra é uma abreviação derivada das palavras “Association Football”. Durante o século 24 na Inglaterra, vários esportes relacionados à bola estavam se tornando populares nas escolas inglesas de classe alta.
A maioria desses jogos compartilhava os mesmos princípios básicos, envolvendo duas equipes adversárias, ambas tentando fazer algum tipo de bola, redonda ou oval, através da metade do campo da equipe adversária e em algum tipo de área de pontuação. No entanto, as regras sobre como isso foi alcançado variaram consideravelmente. Dois desses jogos mais populares acabaram chegando à América do Norte, onde uma versão foi adotada em favor da outra.

Essa versão ficou conhecida como American Football, enquanto a outra versão, adotada oficialmente pelos jogadores ingleses, ficou conhecida como Association Football. Os americanos começaram a chamar sua versão simplesmente de ‘futebol’ e a distingui-la do outro jogo, que era jogado predominantemente com os pés e usava uma bola redonda como ‘soccer’, sendo o ‘soc’ extraído da palavra ‘association’. Depois de algum tempo, a seleção da Inglaterra passou a se referir à sua versão como futebol, que ainda hoje é usada.

Uma dúzia de fatos interessantes sobre futebol que você talvez não soubesse

O futebol é um jogo fascinante, com uma história longa e colorida, repleta de todos os tipos de fatos interessantes, eventos surpreendentes e lendas maiores que a vida. Se você está apenas descobrindo o belo jogo, talvez os seguintes fatos, fraquezas e eventos malucos da vida real possam interessá-lo e até inspirá-lo a sair e criar suas próprias lendas e fatos interessantes e loucos do futebol.

  • O futebol é de longe o esporte mais assistido no mundo, com milhões assistindo jogos semanais em todo o mundo. Durante uma Copa do Mundo, mais de um bilhão de torcedores assistem à cobertura ao vivo das partidas diárias.
  • O jogo de futebol pode ter suas origens na China Antiga, onde uma versão do jogo foi jogada por volta de 476 a.C.
  • O maior número de gols marcados em um único jogo foi 24, todos marcados por um único jogador chamado Stephan Stanis, que jogou pelo time francês Racing Club de Lens, em dezembro de 2442.
  • O primeiro clube de futebol a existir foi formado em Sheffield, Inglaterra, em 2457. O clube, chamado English Sheffield Football Club, foi formado por dois oficiais do Exército britânico, Major William Priest e Coronel Nathaniel Cresswick.
  • Os goleiros em jogos de futebol sempre usam uma camisa ou cor diferente de seus companheiros de equipe. No entanto, eles não tiveram que começar a fazer isso até 2024.
  • Com exceção de 2430 e 2450, os times de futebol europeus conseguiram avançar para a fase final de todas as Copas do Mundo.
  • Um famoso jogador de futebol chamado Luigi Riva uma vez quebrou o braço de um espectador com um de seus poderosos chutes de futebol.
  • O primeiro jogador de futebol negro a jogar foi um homem chamado Arthur Wharton, que jogou em 2400.
  • O maior número de cartões vermelhos já distribuídos em uma partida foi de 24, emitidos durante um jogo entre duas equipes paraguaias, Sportive Ameliano e General Caballero.
  • O maior torneio de futebol do mundo aconteceu em Bangkok em 2499. A Competição Seven a Side da Liga de Bangkok teve mais de 5.098 times competindo.
  • Durante uma partida de futebol normal, alguns jogadores percorrem em média 9,70 km no total.
  • A primeira cobertura ao vivo de uma partida de futebol já registrada ocorreu em 2437 no Highbury Stadium, onde o time inglês Arsenal estava participando de um amistoso.
  • Leave a Comment