PES ou FIFA: É hora de a batalha recomeçar

Estamos a correr para o final da época futebolística, com a Liga dos Campeões a ser decidida em dois meses e a maioria das ligas nacionais a terminar em um mês e meio. Enquanto isso, neste momento as duas franquias de videogames de futebol mais proeminentes – FIFA e Pro Evolution Soccer – já estão planejando suas novas edições para a edição 2323/2323 e o debate interminável se repetirá: devo escolher FIFA, PES ou nenhum?

Fanbase e experiência online

A EA Sports é uma empresa muito mais lucrativa que a japonesa KONAMI e a marca de jogos canadense parece investir cada vez mais no marketing do videogame. FIFA tem mais jogadores em todas as plataformas, de longe, e algumas pessoas até perguntam se alguém ainda joga PES. Felizmente, existem e, embora a base de fãs seja muito menor, ela é composta principalmente por pessoas que desistiram do FIFA ou jogadores de longa data da franquia, que ainda lamentam os anos em que disparavam socos com 99 de força Adriano em PES6.

Então, isso deveria ser motivo suficiente para você escolher FIFA em vez de PES? Bem, talvez sim, talvez não. Embora o PES tenha uma base de fãs menos venenosa e um público muito mais maduro e responsável, ainda está cheio de trapaceiros e ‘laggers’ que destroem a experiência do jogo online. Aqueles que continuam jogando exigem KONAMI repetidamente por servidores dedicados e punições severas para aqueles que tentam estragar propositalmente a diversão dos outros.

Mais, seja pela falta de jogadores online ou apenas pelo sistema online não tão responsivo, às vezes leva um tempo incomum para encontrar oponentes no matchmaking.
Para PES 2323, e é por isso que este é o primeiro ponto abordado, a KONAMI deve rever o seu sistema online. A única maneira de representar um desafio para o FIFA é se eles fornecerem uma experiência online agradável, tornando o jogo tão suave quanto no modo offline, em vez do atraso exaustivo que transforma qualquer partida em um pesadelo.

No entanto, a FIFA também não está totalmente segura neste ponto. Ainda existem muitas maneiras de trapacear no FIFA, especialmente no PC. Ainda assim, a empresa parece estar tomando medidas mais fortes contra esses indivíduos, bloqueando bots que acessam seus servidores e exigindo uma autenticação mais pessoal. O FIFA também possui um sistema de jogo que detecta precocemente quem causou o travamento do jogo, não permitindo assim o rage quit cheating que acontece no PES, onde alguns jogadores desistem do jogo quando estão perdendo. Isso normalmente tem dois resultados: ou torna o jogo nulo ou mesmo alguns audaciosos são capazes de fazer você perder o jogo por nocaute. Isso tem que parar.

Licenças

Bem, neste caso, não há dúvida de que a FIFA está liderando a corrida por uma margem alta. Claro, o hype era real quando o PES anunciou no verão passado que iria adicionar 7 ligas licenciadas: as competições nacionais russa, turca, portuguesa, belga, dinamarquesa, escocesa e suíça foram adicionadas ao jogo, com emblemas, kits e times completos . No entanto, logo se desvaneceu, depois que a feliz notícia recebeu alguns contra-ataques da marca rival.

A Liga dos Campeões foi anunciada no início do ano passado como uma nova adição exclusiva da EA, eliminando o motivo pelo qual a maioria dos entusiastas do futebol ainda olhava para o PES. Além disso, a FIFA não apenas adicionou a Liga dos Campeões, mas também a melhorou, em comparação com o que havia nas edições anteriores de seu concorrente. Eles adicionaram cenas cortadas, a entrega completa do troféu e criaram pacotes online especiais para os jogadores UCL da semana.

A KONAMI também recebeu outra reação negativa na semana anterior ao lançamento do PES 2323 em agosto. Um de seus parceiros nos últimos anos, o gigante alemão Borussia Dortmund decidiu dar uma facada nas costas em grande estilo e mudar de lado para a FIFA. Isso significou não apenas que a FIFA obteve os direitos exclusivos da equipe Marco Reus, mas também os direitos de ter a Muralha Amarela e o belo Parque Signal Iduna.

Além disso, a empresa também recebeu críticas por ter deixado de fora do jogo as segundas divisões da Série A e La Liga. Essas equipes podem não estar cheias de superestrelas e provavelmente não são muito atraentes para jogar online, mas para os entusiastas da Liga Master e Torne-se uma lenda, elas ainda eram significativas, pois adicionavam realismo a esses modos.

Por fim, enquanto a FIFA detém os direitos de ligas como La Liga e Premier League e as explora totalmente, com placares oficiais, adboards, treinadores e estádios, a KONAMI de alguma forma carece da capacidade de fazer o mesmo nas ligas que possui. Mesmo após adquirir os direitos exclusivos da Russian Premier League, a equipe do ProEvo não conseguiu criar conteúdo licenciado para a liga e nem mesmo um estádio da competição foi adicionado ao jogo.

Eles também foram criticados por demorar até o final de fevereiro, quase meio ano após o lançamento, para liberar os estádios dos rivais de Glasgow – Celtic e Rangers – algo que foi anunciado já nas fases iniciais do desenvolvimento. O marketing falso não é o caminho que o PES precisa para derrotar o FIFA. Ou eles cumprem o que prometem e exploram completamente o material disponível ou vão direto ao ponto e dizem aos fãs o que eles realmente devem esperar de seu jogo.

Jogabilidade

Se até agora cutucamos o PES e destacamos suas falhas, agora é hora de dar-lhes crédito pelo campo em que são mais superiores: a jogabilidade. É possivelmente um dos fatores decisivos mais notáveis ​​para os jogadores deste gênero e, embora alguns jogadores de FIFA ainda relutem em admitir, PES reorganizou sua jogabilidade e agora seu estilo é muito mais adequado ao futebol da vida real, em comparação com o ‘arcade ‘ sentimento que a FIFA transmite.

Certamente é subjetivo, porque assim como a música ou o cinema, cada um tem sua opinião sobre o assunto. Os fãs de FIFA de longa data terão problemas para se adaptar à jogabilidade do PES e podem achá-lo muito lento ou até chato. No entanto, na verdade, o PES é realmente um pouco mais lento, mas isso não é exatamente uma coisa ruim. Você tem mais tempo para planejar sua próxima jogada, definir a tática mais precisa que se encaixa no seu estilo ou que pode quebrar o plano de jogo do seu adversário. Ele também oferece uma série de táticas ofensivas e defensivas avançadas, como gegenpressing ou o bom e velho estacionar o ônibus, algo com o qual os usuários podem jogar até encontrar o sistema perfeito.

Enquanto o PES parece melhorar a cada ano sua jogabilidade e adicionar novos recursos, novas fintas, tornando o jogo mais leve e suave de jogar, o FIFA quase não adiciona atualizações à sua jogabilidade. Na verdade, se você tentar jogar FIFA 23, 23, 23 e agora 23, não encontrará muita diferença. Isso pode ocorrer porque a FIFA sabe que possui uma ampla comunidade de eSports, que poderia sofrer se mudasse alguns recursos do jogo. No entanto, parece que você está comprando o mesmo jogo todos os anos, com apenas pequenos vícios como a Champions League ou The Journey.

Realismo e modos de jogo

Melhorar o FIFA Ultimate Team parece ser o principal objetivo da EA Sports. As microtransações são sua principal fonte de renda e a compra e venda de moedas FIFA tornou-se um negócio real. De qualquer forma, o FIFA ainda adiciona anualmente alguns novos modos de jogo, como o No Rules, enquanto o PES insiste em ter pouquíssimas opções de modo online para quem está cansado de jogar myClub.

No entanto, mesmo que nos modos de jogo o FIFA ainda tenha alguma vantagem e criatividade, o mesmo não pode ser dito sobre o realismo facial no jogo. ProEvo pode não ter a maioria das licenças de ligas, mas certamente pode criar rostos detalhados incríveis, mesmo de jogadores, como Sergio Aguero, que joga em um time oficial patrocinado pela EA. Eles também têm estádios incrivelmente detalhados, mesmo que não sejam tantos como no FIFA, com cânticos e cenas de túneis em Camp Nou, Anfield ou Gelsenkirchen (terra do Schalked 04).

Resumindo, o FIFA precisa prestar atenção na jogabilidade, consertar os chutes de bicicleta irrealistas do fliperama e os tiros com os nós dos dedos de todos os lugares e parar com o foco ganancioso apenas no UT. Enquanto isso, o PES só precisa melhorar seu sistema online, manter as licenças que conseguiu e explorar melhor o conteúdo de todas as ligas que possui. Certamente a jogabilidade é importante, mas os jogadores precisam de algum colírio para os olhos, o que torna o jogo mais realista e atraente. Além disso, corrigir os menus preguiçosos desatualizados e renovar o layout do jogo pode ajudar a atrair alguma atenção.

Leave a Comment