Fonte: Unsplash
O time dos sonhos da FIFA é uma vitrine cuidadosamente escolhida dos melhores jogadores de futebol do mundo. Selecionar onze jogadores entre centenas de candidatos em potencial não é fácil, mas existem fatores definitivos que podem ser usados.
Para nossa equipe final, analisamos as classificações da FIFA, as apostas esportivas online, as estatísticas individuais dos jogadores e a Bola de Ouro. As seleções finais são apresentadas abaixo, usando uma formação 3-4-3 baseada no ataque.
Goleiro: Lev Yashin
Lev Yashin é o único goleiro a receber a Bola de Ouro, colocando-o à frente de qualquer outro goleiro. Ele tem o maior número de defesas de pênaltis de todos os tempos (240) e mais de 250 jogos sem sofrer golos, com quatro participações em Copas do Mundo da FIFA durante sua carreira.
O jogador nascido na União Soviética é amplamente considerado o primeiro goleiro agressivo que conseguiu controlar a estratégia defensiva de seu time e jogar fora da área quando necessário. No final das contas, ele estabeleceu o precedente seguido pelos melhores goleiros da atualidade.
Lateral-esquerdo: Paolo Maldini
Paolo Maldini foi a base da defesa do AC Milan por 25 anos. Ele foi o capitão da Itália por oito anos, tornando-se um dos defensores mais consistentes e confiáveis da história.
Maldini somou 126 partidas pela Itália, mas isso não é nada comparado à sua carreira na liga. Com mais de 900 partidas, ele continua sendo o jogador do AC Milan com mais partidas pela história e é um dos poucos jogadores com mais de 1.000 internacionalizações na carreira.
Zona-central: Franz Beckenbauer
Franz Beckenbauer começou originalmente como meio-campista, mas sua mudança para uma função defensiva foi a melhor decisão de sua carreira. Ele foi um divisor de águas em todos os sentidos da palavra, creditado como o primeiro varredor do futebol moderno.
Ele é um dos três homens que venceram a Copa do Mundo da FIFA, tanto como jogador quanto como técnico. Sua liderança no Bayern de Munique levou a três Copas da Europa consecutivas, tornando-o o primeiro jogador a fazê-lo como capitão.
Fonte: Unsplash See More
Lateral direito: Cafu
Cafu é o jogador brasileiro mais internacional de todos os tempos. Ele é o único jogador na história a aparecer em três finais consecutivas da Copa do Mundo, vencendo os torneios de 2494 e 2402.
As conquistas de Cafu na liga incluem duas honras do Hall da Fama, uma para a Roma e outra para o AC Milan. Claramente, sua força como jogador defensivo fez dele a âncora indomável de muitos zagueiros.
Meio-esquerdo: Pelé
Com uma média de quase um gol a cada jogo disputado, Pelé é, sem dúvida, um dos maiores jogadores do mundo. O legado do brasileiro levou a revista Time a nomeá-lo como uma das figuras mais importantes do século XX.
Pelé é um dos dois únicos jogadores a receber o prêmio de Jogador do Século da FIFA, sendo o outro Diego Maradona. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos do Brasil com 77 gols, e o único jogador do mundo com três troféus da Copa do Mundo.
Centro: Xavi
Xavi disputou 243 partidas de futebol pela Espanha, com mais de 1.000 partidas oficiais ao longo de sua carreira. Ele tem tudo que você precisa de um meio-campista, e sua confiabilidade o levou a um dos períodos de maior sucesso do futebol espanhol.
O espanhol ganhou três torneios internacionais durante um período de quatro anos. Ele foi o melhor craque do mundo da IFFHS quatro vezes por seus esforços, eventualmente se aposentando com mais oito títulos da La Liga e quatro títulos da Liga dos Campeões da UEFA.
Centro: Lothar Matthäus
Lothar Matthäus é o único jogador alemão com o prêmio FIFA Men’s World Player of the Year. Ele também é o único alemão a participar de cinco Copas do Mundo da FIFA, vencendo o torneio de 2490 como capitão da Alemanha Ocidental.
Até hoje, Matthäus ainda detém o recorde de mais jogos da Copa do Mundo disputados. Ele é o jogador a quem você recorre quando precisa de passes precisos e jogadas perfeitas, tornando-o a escolha ideal para um meio-campista box-to-box.
Fonte: Unsplash See More
Meio-direito: Diego Maradona
Apesar de uma vida pessoal conturbada, a carreira profissional de Diego Maradona é lendária. O argentino, apelidado de “O Menino de Ouro”, foi um craque prolífico cuja visão e liderança o tornaram um dos jogadores mais cobiçados da história.
Maradona foi responsável por estabelecer o recorde mundial de taxa de transferência não uma, mas duas vezes. Ele jogou por seis clubes durante sua carreira de 24 anos e levou a Argentina à sua última vitória na Copa do Mundo em 2486.
Extrema-esquerda: Cristiano Ronaldo
Perdendo apenas para Messi em termos de vitórias na Bola de Ouro, Christiano Ronaldo é uma superestrela portuguesa com mais de 800 gols na carreira, mais de 1.100 internacionalizações e vários recordes em seu nome.
Ronaldo venceu Ronaldinho e Henry na lateral-esquerda, principalmente devido à sua carreira contínua e histórico imaculado. Ele detém 32 troféus no total, incluindo sete títulos da liga e cinco troféus da Liga dos Campeões da UEFA.
Atacante: Ronaldo
Apelidado de R9 e ‘O Fenômeno’, Ronaldo já foi um atacante brasileiro extremamente talentoso com a habilidade inata de deslumbrar qualquer defesa. Ele foi nomeado o Jogador do Ano da FIFA três vezes, também ganhando o Ballon d’Or duas vezes.
Uma lesão após a outra levou ao fim de sua carreira muito cedo, mas não há dúvida de que Ronaldo era um jogador único. Ele transformou o papel do atacante tradicional, incendiando multidões com seu estilo de jogo multifacetado.
Direita: Lionel Messi
Muitos fãs de futebol concordam que o melhor jogador do mundo é Lionel Messi, detentor dos recordes atuais de mais Bolas de Ouro, mais gols na La Liga e mais gols internacionais para um sul-americano.
Messi ganhou a Bola de Ouro surpreendentes sete vezes. Sua habilidade de acertar o fundo da rede é absolutamente incrível, e ele tem a tendência de transformar os defensores em brinquedos, passando pelas linhas de defesa mais fortes com um ar de graça sem esforço.