Como os esportes ajudam a desenvolver o pensamento criativo?

Por que o esporte é mais do que uma questão de saúde para os alunos? Por que você acha que a educação física é necessária para a escola? Para que os alunos sejam saudáveis? E isso também, mas o impacto do esporte na vida e nos estudos dos alunos é muito maior do que pode parecer à primeira vista. Isso os ajuda a serem criativos, o que é útil para a redação acadêmica, bem como um auxiliar de papel on-line que pode facilitar muito a redação. Você não precisa treinar até a exaustão todos os dias para obter todos os benefícios, continue lendo para obter todos os detalhes.

A atividade física ativa o cérebro, promove a criatividade e melhora o desempenho. Estudos neurofisiológicos recentes comprovam que a atividade física está diretamente relacionada ao sucesso dos alunos.

Como exatamente – diz o Dr. Limmard, candidato a Ciências Biológicas, professor associado, cofundador e chefe de pesquisa e direções educacionais da Beehiveor. Existem argumentos suficientes a favor das aulas de educação física, mas na escola eles não são tratados com seriedade. Esta disciplina escolar é extremamente subestimada hoje tanto por professores quanto por pais e alunos. Em primeiro lugar, as notas de educação física não afetam significativamente os resultados finais no boletim. No entanto, as aulas de educação física ajudam os alunos não apenas a manter a saúde e a boa forma, mas também a estudar melhor. Como exatamente? Por exemplo, eles contribuem para uma adaptação mais fácil a situações estressantes.

Como o esporte ajuda a superar o estresse?

O estresse é a reação do corpo a algo novo. Quanto mais novidade houver, mais fortes serão as reações de estresse. Todos os dias na escola, os alunos aprendem muitas informações novas, adquirem novos conhecimentos e encontram-se em situações estressantes, dominando o conhecimento ou devido ao ambiente escolar. Espera-se que um grande número de contatos com colegas e professores cause conflitos sociais.

Adicione a isso um sistema educacional autoritário. Um grande número de professores abusa do autoritarismo e são, do ponto de vista dos alunos, fontes de perigo, não de conhecimento.

As crianças precisam aprender a lidar com suas reações, a controlar o comportamento impulsivo. As aulas de educação física podem fortalecer o potencial adaptativo dos alunos e ajudá-los a sobreviver mais facilmente às condições estressantes da escola.

O estresse acompanha uma pessoa ao longo da vida, e o estresse moderado é útil para nós. O corpo humano acumula recursos suficientes que mobilizamos ao interagir com estressores para garantir a adaptação a eles na maioria dos casos.

Se o fator de estresse for muito poderoso, o corpo não terá os recursos acumulados para adaptação ou será incapaz de usá-los de maneira eficaz. Com isso, o comportamento das crianças torna-se inadequado à situação, manifestando-se agressividade excessiva, impulsividade ou, ao contrário, apatia. A angústia é comum entre os alunos porque eles lidam com algo novo todos os dias na escola. A carga de trabalho escolar e os conflitos na equipe em conjunto podem causar condições físicas e mentais dolorosas nos alunos. Fica mais difícil editar meu ensaio sob estresse. Nem isso, torna-se mais difícil de se concentrar em geral.

Qualquer atividade esportiva é controlada por estresse moderado. Com essa atividade física, o corpo treina o sistema de interações antiestresse todas as vezes: acumula recursos, aprende a redistribuí-los de maneira eficaz e os aplica para o próximo encontro com estressores. Portanto, as aulas de educação física são extremamente importantes, pois facilitam a adaptação das crianças às condições de aprendizagem e eliminam os sintomas de reações de estresse que experimentam quase todos os dias na escola.

Por que a atividade física desenvolve o pensamento criativo?

Durante a atividade física, nosso cérebro entra em um modo completamente diferente de pensar e processar informações. Quando uma pessoa tenta persistentemente resolver algum problema ou tarefa difícil e analisa um novo material educacional, são ativados centros no cérebro que requerem concentração, esforços volitivos e atenção adicional. Esses processos demandam muitos recursos, mas nem sempre são suficientes, principalmente quando é necessário operar com uma grande quantidade de informações.

É por isso que os alunos, resolvendo problemas complexos e dominando tópicos difíceis, se cansam rapidamente. Nesse ponto, é muito importante mudar para outro modo de pensar, que seja ativado, inclusive a atividade física.

Assim que os alunos se empolgam com exercícios esportivos em uma aula de educação física, as redes padrão são ativadas no cérebro. Funcionam quando nos parece que não estamos pensando em nada. Essas estruturas neurais são capazes de processar grandes quantidades de informações simultaneamente e sem gasto excessivo de energia. Nessas redes neurais, novas informações são comparadas com experiências anteriores e conhecimentos previamente adquiridos. Assim, o cérebro fornece uma compreensão de novos materiais ou soluções para problemas complexos que não poderiam ser efetivamente assimilados em condições de concentração prolongada de atenção… Portanto, durante a atividade física, as crianças têm insights: de repente elas entendem como realizar tarefas. Os esportes, envolvendo redes cerebrais padrão no processamento de informações, provocam um pensamento criativo e extraordinário.

Durante o movimento, uma grande quantidade de sangue entra no cérebro e são liberadas substâncias que desencadeiam a formação de novos vasos. Quanto mais vasos houver, mais sangue pode entrar no cérebro, o que significa oxigênio e glicose, necessários para os centros cerebrais. Portanto, depois da educação física, os alunos trabalham com mais eficiência em sala de aula, porque o cérebro tem mais recursos de que precisa.

Além disso, durante a atividade física, são liberadas no cérebro proteínas reguladoras que estimulam a formação de novos contatos nervosos — as sinapses. O número de contatos nervosos determina a quantidade de informação que uma pessoa pode assimilar e lembrar. Consequentemente, as aulas regulares de educação física podem melhorar ainda mais a memória e o desempenho acadêmico dos alunos em geral.

Como o Treinamento Te Ensina a Dominar as Emoções e Superar a Preguiça?

O treinamento também pode ajudar a criança a aprender a controlar as emoções. Cargas moderadas ativam processos cognitivos no cérebro, e o treinamento intensivo de resistência estimula estruturas que fornecem controle sobre o estado emocional e o comportamento impulsivo. Atividade física significativa desenvolve a capacidade das crianças de controlar seu comportamento e emoções e evitar reações indesejadas.

E por último: o esporte ajuda não só a pensar melhor, mas também a vencer a preguiça. Por que as pessoas são preguiçosas? Sentimo-nos preguiçosos quando o conteúdo de dopamina diminui nos lobos frontais do cérebro. Ele fornece a atividade de áreas cerebrais, também chamadas de sistema de reforço positivo do cérebro ou sistema de recompensa. Vale a pena notar que o sistema de dopamina do cérebro – o sistema de recompensa – está diretamente relacionado à formação da motivação. Assim, para superar a preguiça, você precisa aumentar o conteúdo de dopamina no cérebro. A maneira mais fácil é fazer exercícios esportivos. Além disso, a aula não deve ser muito intensa – exercícios e cargas moderadas são suficientes. Eles ativam as estruturas cerebrais responsáveis ​​pela liberação de dopamina. É por isso que após os treinos ou aulas de educação física, o desempenho aumenta involuntariamente e surge a vontade de fazer alguma coisa.

Todas essas razões não são suficientes para reconsiderar a atitude em relação à educação física na escola? Estas aulas não devem visar apenas a manutenção da saúde física, mas, acima de tudo, ser um elemento integrante do ambiente educacional escolar.

Inúmeros benefícios

Ativa o Cérebro

Quando você está se movendo, as áreas cerebrais responsáveis ​​pela interação social, orientação espacial e memória são ativadas. E também ajudam a reduzir o número de células nervosas perdidas durante as disputas com os colegas.

Dá confiança

Os visitantes das academias de ginástica se sentem mais atraentes e confiantes. Nada inspira um treino noturno como um trabalho muscular impressionante. Lydia Belova, pesquisadora. “Nós, como equipe, prestamos muita atenção ao esporte, financiando e apoiando a iniciativa de funcionários ativos. Por exemplo, temos nosso time de futebol. Também realizamos vários torneios e competições corporativas. O esporte ajuda a formar uma equipe amigável e forte de pessoas que pensam da mesma forma”.

Diminui a Negatividade

O exercício não apenas alivia o estresse, mas também protege contra o esgotamento emocional. Tudo isso acontece devido à produção de uma proteína que quebra a quinurenina (substância que se acumula com o estresse). Então, mais esportes! Maria Gorbakon, especialista em relações públicas do pessoal da “Ankor”.

“Hoje, o esporte está arraigado na prática de muitas empresas. Algumas empresas oferecem academia para seus funcionários. É improvável que ter o seu time de futebol na empresa tenha um papel decisivo para um candidato na decisão de emprego, embora eu saiba de um caso em que um amigo meu aceitou a oferta de um empregador ao saber que a empresa tem um time de futebol… Hoje , de acordo com nossas pesquisas recentes, o fator mais importante para um candidato na hora de escolher um empregador ainda é o salário e o pacote social, mas um ambiente de trabalho agradável também está longe de ser o último lugar.”

Aumenta a Flexibilidade do Pensamento

A publicação científica americana The Journals of Gerontology realizou um experimento no qual 248 idosos foram divididos em dois grupos. Alguns faziam ioga, outros faziam alongamento. Os primeiros reagiram mais rapidamente à troca de tarefas. E isso significa que no escritório essas pessoas vão se adaptar às novas tarefas do chefe com mais rapidez.

Aumenta a velocidade do processamento de informações

Para acompanhar tudo e tomar decisões rapidamente, você precisa caminhar mais. Os cientistas provaram que a velocidade de caminhada está intimamente relacionada à velocidade do processamento de informações. Quanto mais rápido você anda, melhor é, e vice-versa.

Como os esportes afetam a eficácia do seu trabalho?

Às vezes, para aguentar uma longa distância ou um treino intenso, é preciso conectar a força de vontade, o que ajuda a encerrar o assunto. Isso também ajudará no escritório. A edição britânica do Journal of Sports Sciences acredita que os funcionários enfrentam três tipos de estresse durante a jornada de trabalho: pessoal, organizacional e competitivo. O desporto dá-lhes uma vantagem: ensina-os a terminar o trabalho, a encontrar motivação rapidamente e a pensar positivamente e, consequentemente, a não ter medo dos obstáculos.

“Tanto o esporte quanto uma carreira de sucesso, em essência, se baseiam em um fator importante – a superação de obstáculos. Os empregadores raramente prestam atenção à presença de um item relacionado a esportes no currículo. Por outro lado, ele pode dizer muito sobre o candidato: se ele é um jogador de equipe ou individualista, como prefere passar seu tempo livre e quais são suas qualidades pessoais.”

Leave a Comment