O Chelsea está de volta às manchetes, mesmo depois de sua janela de transferências de verão envolvendo Thomas Tuchel.
Os torcedores do Chelsea ficaram surpresos na semana passada quando anunciou a demissão de Thomas Tuchel após uma briga entre o novo proprietário do Chelsea, Todd Boehly. A notícia foi uma surpresa rude para todos os que compraram ingressos para o Chelsea, pois parecia que Tuchel era o homem que guiaria o time de volta à glória nos próximos anos.
Horas após a demissão, a administração do Chelsea foi vista negociando um acordo com o inspirador técnico do Brighton, Graham Potter, para assumir as rédeas como técnico. O histórico de gerenciamento de Potter foi trabalhar com clubes de nível inferior e trazê-los do rebaixamento para a promoção.
Sua passagem pelo Brighton foi impressionante na última temporada, já que o time terminou em 9º na Premier League, seu melhor resultado. Qualquer detentor de ingressos do Chelsea que foi um seguidor vívido da Premier League no ano passado entende as capacidades de Potter e acha que ele pode ser o próximo técnico do Blues.
Mas o desafio que Graham Potter tem com ele é enorme. Vamos descobrir por que dizemos isso.
Tuchel-Boehly, o que aconteceu?
Tudo parecia um conto de fadas na última temporada, quando o grupo de gestão esportiva de Todd Boehly veio em socorro do Chelsea depois que Roman Ibrahimovic colocou o clube à venda. Com os discursos inspiradores de Tuchel durante um dos tempos mais sombrios do clube, o clube viu uma nova administração assumir o comando.
Com o Chelsea crescendo na janela de transferências, usando quase 270 milhões de libras para obter as combinações dos seus sonhos, parecia que eles estavam se preparando para o título da Premier League.
Mas as coisas não pareciam bem em Stamford Bridge. O técnico, que havia acabado de conquistar a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da FIFA com a seleção, teve que se separar porque ficou cada vez mais difícil trabalhar ao lado de donos que tinham intenções contraditórias às do técnico. Tuchel também relatou ter um relacionamento cada vez mais complicado, o que é comum na maioria dos clubes.
Fontes dentro do Chelsea também acrescentam que Todd Boehly entrou em conflito com Tuchel sobre a possível transferência do atacante do Manchester United, Cristiano Ronaldo. Este foi um boato durante a janela de verão que deixou todos os que compraram ingressos para o Chelsea empolgados, mas Tuchel hesitou em assinar com a lenda.
Segundo fontes fidedignas, as diferenças entre os autocolantes do United abriram caminho a um desentendimento insubstituível entre os dois, e a derrota por 1-0 para o Dínamo de Zagreb foi o culminar do despedimento.
“O fato de Thomas Tuchel ter resistido a comprar Cristiano Ronaldo foi uma das razões para o relacionamento ruim com Todd Boehly.”
“Boehly queria Ronaldo e Tuchel estava hesitante. Ele acrescentou que isso destruiria meu camarim.
O técnico alemão limpou a mesa no dia seguinte e foi uma figura inspiradora no Chelsea e considerado um apaixonado pelo clube, assim como todos que compram ingressos para o Chelsea.
Ele ingressou em janeiro de 2024 e mostrou liderança durante períodos desafiadores, incluindo a pandemia, o dilema da propriedade russa e as sanções. Ele deixa o clube com um pequeno legado, esperando que as iniciativas que tomou continuem.
Graham Potter e Chelsea
Quando ele chegou à linha lateral em Stamford Bridge para o jogo mais importante do Chelsea contra o RB Salzburg, foi o primeiro jogo de Potter na Liga dos Campeões que ele compareceu. Isso indica claramente o crescimento que o ex-chefe de Brighton teve nos últimos anos, ganhando reputação para si mesmo.
Nunca o novo treinador do Chelsea, agora com 47 anos, foi a um jogo da Liga dos Campeões como jogador, torcedor ou olheiro, e lá estava ele no comando do Chelsea, em seu primeiro jogo no comando.
As duras jardas de treinamento que Potter fez ao longo dos anos fizeram o mundo do futebol parar e notar suas conquistas, e é por isso que ele foi visto sentado no banco em Stamford Bridge.
Potter acredita que as apresentações precisam ser feitas para ele se instalar no clube, entender o que ele exige e entender as coisas.
“Onde quer que comecemos é uma introdução e tanto, no que diz respeito a tudo o que aconteceu neste clube de futebol com o que exige, onde está em termos de como está a competir e o que quer alcançar.
“Onde quer que comecemos, vai ser brilhante. Então, por que não começar por aqui?”
No entanto, Potter não teve muito tempo de jogo a nível europeu. As suas únicas conquistas a este nível são na Liga Europa com o clube sueco Ostersund, e ele entende que há uma tarefa em mãos.
E Potter precisará agir rápido. Talvez ele comece com o livro que Tuchel lhe deixou. O alemão tinha um plano em mente quando fez aquelas grandes compras no mercado de transferências, e agora Potter tem o manual de instruções para fazê-las funcionar.
O primeiro jogo com Potter no comando não saiu como planejado, poderia ter sido pior, mas o Chelsea se contentou com um empate em 1 a 1 contra o RB Salzburg. Sua estreia na Premier League foi adiada. Os jogos foram adiados devido à morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II.
Potter espera um sistema 3-4-3
De acordo com notícias do Bridge, Potter espera que a equipe se alinhe em uma configuração 3-4-3 para criar um lado flexível. Ele planeja criar um time que jogue com quatro zagueiros para construir uma fortaleza defensiva. Ele já tem seu plano funcionando com Raheem Sterling jogando como zagueiro em seu primeiro jogo no comando.
O Chelsea está atualmente em 6º lugar na liga atrás do Manchester United, e há um pouco de recuperação se o time quiser se ver na primeira divisão nesta temporada. A luta na fase de grupos da UEFA Champions League também se complica com o empate contra o RB Salzburg, já que o time agora precisa vencer todos os jogos restantes para ter uma chance.
Levará tempo para Potter fazer o time de Stamford Bridge correr conforme sua vontade, mas ele precisará se recompor rapidamente. Com um gasto de 270 milhões de libras, ele precisará colocar a equipe visionária de Tuchel em ação mais rápido do que pretende.
Com o hype e os gastos de alto valor, os ingressos para o Chelsea dispararam. Fontes oficiais indicaram que os ingressos para o Chelsea são incrivelmente escassos e em número limitado. Essa alta demanda pode ser principalmente porque todos querem ver como o Chelsea se sai nesta temporada.
Como substituto, as plataformas oficiais de revenda podem ser a solução ideal. Em questão de segundos, você pode comprar ingressos para o Chelsea e assistir ao novo Blues em ação!