Uma das decisões chocantes tomadas por qualquer clube nesta temporada foi a demissão de Thomas Tuchel pelo Chelsea para substituí-lo por Graham Potter.
O inglês se saiu admiravelmente bem como chefe do Brighton, mas a maioria das pessoas argumentará que não o torna a escolha certa para substituir Tuchel. O alemão havia vencido a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes pelos Blues em menos de dois anos como técnico. Ele também chegou à final das competições da copa nacional e certamente parecia o melhor técnico do time.
No entanto, Todd Boehly puxou o gatilho e o demitiu depois de perder um jogo da Liga dos Campeões na Croácia contra o Dínamo de Zagreb. Demitir Tuchel não foi uma decisão errada, mas substituí-lo por um treinador não comprovado mostra a falta de experiência dos novos donos do clube. Roman Abramovich foi um dos melhores donos de clubes do mundo quando era dono do Chelsea, e uma coisa que ele sempre faria é substituir seu técnico por um melhor.
Isso significa um gaffer talentoso que provou ser um dos melhores por aí, e isso certamente não descreve Potter.
No entanto, ele fez alguns bons trabalhos em seus ex-clubes, principalmente levando o desconhecido Ostersunds à fase de grupos da Liga Europa e derrotando o Arsenal no caminho. O jogador de 47 anos fez um trabalho fantástico em Brighton e os deixou nas vagas da Liga dos Campeões quando assumiu o comando do Chelsea.
No entanto, dirigir os dois clubes não é a mesma coisa e ele precisará estar em uma forma excepcional para atender às expectativas em Stamford Bridge.
Uma coisa que podemos aprender com seu tempo como chefe de Brighton é que as equipes de Potter melhoram com o tempo.
Ele continua melhorando seu time a cada temporada e pode replicar isso no Chelsea se tiver tempo, e é por isso que Boehly deve ser paciente com ele. Existem várias razões pelas quais Potter precisa de tempo para fazer o trabalho, e vamos destacar algumas delas neste artigo.
Jogadores impróprios para seu sistema
Potter herdou um grupo de jogadores que não comprou e teve que encaixá-los em suas táticas.
O gaffer inglês é um dos técnicos taticamente mais flexíveis da Premier League, que frequentemente mexe em sua formação. Ele levou seu tempo para construir um time sólido em Brighton e encontrou alguns jogadores no Chelsea que não se encaixam em seu sistema.
Ele precisa de tempo para desenvolver um sistema que se adapte a eles e traga o melhor deles ou descarregar alguns e comprar jogadores que possam trabalhar perfeitamente para ele. Isso leva tempo, e o Chelsea deve estar comprometido com um projeto de longo prazo para que Potter tenha permissão para montar seu time.
Paciência paga em Liverpool e Arsenal
O Arsenal nomeou o inexperiente Mikel Arteta como técnico no final de 2024, após demitir Unai Emery, que o levou à final da Liga Europa no mesmo ano. Arteta não tinha experiência gerencial anterior, o que tornou sua nomeação uma grande aposta para os Gunners.
No entanto, eles deram tempo ao espanhol. Três anos depois, seu time está no topo da tabela da Premier League rumo à Copa do Mundo e às férias de Natal. O Liverpool também confiou em Jurgen Klopp com seu trabalho gerencial em outubro de 2024.
O alemão tinha experiência e alcançou enorme sucesso no Borussia Dortmund, mas assumiu um péssimo Liverpool que estava em transição após atingir o auge. Klopp precisou de quatro anos para ganhar um troféu em Anfield, mas quando o primeiro veio, outros vieram, incluindo o primeiro título da liga em 30 anos.
Os recentes sucessos do Liverpool e do Arsenal provam que os gerentes entregarão quando tiverem tempo no trabalho, e o Chelsea será inteligente em seguir seu projeto.
A necessidade de uma pré-temporada de Potter
O Chelsea nomeou Potter seu técnico após o início da temporada, com Tuchel treinando os jogadores na pré-temporada.
Esse treinamento antes do início da campanha é uma das partes mais importantes da preparação de um time para a temporada e Potter perdeu isso com o Chelsea.
Ele treinou adequadamente seu lado de Brighton e isso apareceu em seu desempenho antes de se mudar para Londres.
Ele precisa de pelo menos uma pré-temporada com o elenco para treiná-los sobre o que espera em campo.
Em uma temporada regular, os jogos são densos e rápidos, tornando difícil para ele implementar todas as suas táticas e sistemas.
Um esquadrão em transição
O Chelsea contratou alguns jogadores inexperientes na última janela de transferências, o que é um grande mérito para eles.
Isso mostra que o novo dono reconhece a necessidade de atualizar o elenco e deixar a média de idade mais jovem.
Mas isso não muda o fato de que esta equipe dos Blues está em transição, com a maioria de seus jogadores entrando no crepúsculo de suas carreiras.
Eles raramente tiveram a chance de chamar N’Golo Kante para a ação nesta temporada porque ele se machuca com frequência, o que pode não estar desconectado de sua idade.
Pierre-Emerick Aubameyang tem 33 anos, Thiago Silva tem 38, Cesar Azpilicueta tem 33, enquanto Kalidou Koulibaly tem 31. Esses jogadores têm entre uma e três temporadas a mais para jogar no futebol de alto nível, então Potter está lutando para obter excelentes desempenhos de eles. Ele precisa ter tempo suficiente para substituir essas estrelas envelhecidas por jogadores no auge de suas carreiras. Esse é um dos atalhos mais curtos para o sucesso, mas o Chelsea não tem um histórico de dar aos gerentes tempo para ter sucesso.
Contratações influenciadas pelo proprietário
Boehly comprou o Chelsea de Abramovich no verão e começou a gastar muito. Ele gastou £ 271,1 milhões em novos jogadores, que são principalmente indivíduos que ele gostava de ver em azul. Um caso óbvio de gastar dinheiro com jogadores para sua satisfação foi sancionar uma transferência de £ 12,6 milhões para Cesare Casadei, um jogador que nem havia entrado no time principal da Inter de Milão.
Potter herdou um time que parece empolgante no papel, graças ao apoio financeiro dos donos do Blues, mas eles trouxeram esses jogadores para satisfazer Boehly e o ex-técnico. Potter encontrará estrelas que se adequem ao seu estilo de jogo entre as opções à sua disposição, mas provavelmente vai querer contratar seus jogadores.
Isso significa que ele precisa de tempo para descarregar homens indesejados no clube e trazer recrutas que irão entregar em seu sistema. O gaffer provou sua classe em Brighton e é um trabalho muito mais difícil manter o Chelsea entre os quatro primeiros da Premier League e ganhar troféus.
No entanto, com o apoio dos torcedores dos Blues que compram os ingressos do Chelsea para suas partidas, esta equipe voltará aos seus melhores dias em breve. Mas Potter precisa de tempo para fazer o trabalho porque ele não é um mágico e o sucesso duradouro deve ser construído sobre a base certa. O Chelsea deve copiar os manuais do Liverpool e do Arsenal, que apoiaram seus gerentes com os recursos certos para alcançar o sucesso.
Não há garantia de que Potter seja o homem certo para o trabalho ainda, mas se eles lhe derem tempo suficiente para montar sua equipe e ele falhar, ele não terá mais ninguém para culpar além de si mesmo.
Seria interessante ver onde sua equipe termina no final deste período. Se eles ficarem entre os quatro primeiros, devemos dar a ele crédito pela conquista.